Você está aqui: Home Uncategorised Devo cortar o glúten da dieta?

Terapias Personalizadas

Pensando em sua necessidade e disponibilidade de tempo, oferecemos terapias com duração de 1 ou mais dias. Esta programação tem como proposta aliviar seu estresse e cansaço, promover seu bem estar e revitalizar suas energias.

Devo cortar o glúten da dieta?

A doença celíaca é autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten, proteína presente em cereais como trigo, centeio e cevada. A desordem é caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado, que leva à má absorção dos nutrientes ingeridos na dieta e outras manifestações clínicas, como diarreia crônica, anemia, falta de apetite, vômitos, emagrecimento, distensão abdominal e até alterações de humor.

gluten-doenca-celiaca-intolerancia-a-gluten-178179551A doença ocorre em pessoas com tendência genética, geralmente aparece na infância, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive adultos. O diagnóstico é feito pela detecção de anticorpos no sangue e biópsia do intestino. O único tratamento eficaz é uma alimentação sem glúten por toda a vida, ou seja, o celíaco nunca poderá consumir alimentos que contenham trigo, aveia, centeio, cevada e malte ou seus derivados (farinha de trigo, pão, farinha de rosca, macarrão, bolachas, biscoitos, bolos e outros).

Até poucos anos atrás, o mundo científico sustentava o conceito de que o glúten provocaria efeitos negativos somente em pessoas celíacas ou com alergia ao trigo. Porém, desde o início de 2013, vem sendo divulgado que, mesmo pessoas sem a doença celíaca podem sofrer de sensibilidade ao glúten. A partir daí, o glúten tem sido visto por muitos como vilão e julgam ser ele o grande causador dos problemas de saúde da humanidade.

Diz-se que uma pessoa tem sensibilidade ao glúten quando experimenta sintomas ao comer alimentos que contem glúten, porém os exames são negativos para doença celíaca. Acredita-se que pouco mais de 1% da população tenha sensibilidade ao glúten, mas os dados ainda são escassos.

A grande questão é: você deve ou não comer os alimentos que contêm glúten? Se você é celíaco, a resposta é não. Você deve evitar a qualquer custo. Se você realmente tem sintomas importantes ao comer glúten, pode fazer um teste de eliminação e evitar o glúten por um período, observando se os sintomas diminuem.

contem glutenSegundo estimativas, 98% da população não têm problema algum ao ingerir glúten. Ao contrário, estudos mostram que o consumo de cereais integrais mesmo aqueles que contêm glúten, promove a saúde e reduz o risco de doenças cardíacas, câncer, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas. Além disso, não há evidências científicas de que cortar o glúten da dieta ajude uma pessoa não celíaca a perder peso.

Em resumo, não é porque algumas pessoas não podem comer glúten que você também não deve comer, da mesma forma que não precisamos parar de comer castanhas porque algumas pessoas são alérgicas a elas.

Fonte: Revista Vida e Saúde

 


Ação Evangelizadora


Ação Pastoral

  • Pastoral Carcerária, da Saúde, Paroquial, da Terra, da Juventude, Diocesana e DST-AIDS
  • Áreas de atuação: indígenas, mulheres em situação de risco, catequese, liturgia e comunicação

Saúde

Unidades Sociais / Projetos Sociais

  • Tecendo a Vida - Belo Horizonte - MG
  • Educandário Sagrada Família - São Paulo - SP
  • Casa da Sagrada Família - Campos do Jordão - SP
  • Lar dos Velhinhos - Maringá - PR
  • Lar Nossa Senhora Aparecida - Santuário Nacional
  •  Lar São Vicente de Paulo - Itaberá - SP
  • Asilo São Roque - Diamantino - MT
  • Casa do Peregrino - Itajaí - SC
  • Orfanato São Roque - Moçambique
  • Escola Familiar Rural - Moçambique
  • Asilo Santa Bárbara - Argentina

Família CIIC